Associação Empresarial de Vila Meã (AEVM) promoveu a Gala da Cruz, no Palacete Dona Maria, em Figueiró Santiago, no passado dia 28 de novembro.
O evento contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas entre as quais se destacaram órgãos autárquicos, representantes das várias associações dos CETS, empresas e coletividades do concelho. 

 
Esta gala teve como principal objetivo distinguir empresários empreendedores, figuras de referência, responsáveis pelo dinamismo e sucesso da região e das suas coletivi¬dades. Em simultâneo também pretendeu impulsionar empresários revelação, que demonstraram coragem ao empreender em tempos difíceis, e incentivar as coletividades existentes para continuar a responder às necessidades da região e das suas gentes.
 
Nesta edição foram premiados, pela primeira vez, os empregados que, no conjunto das empresas nomeadas, mais se destacaram pelo empenho e dedicação ao seu trabalho e à sua empresa.
 
O evento começou com um espetáculo protagonizado pelo grupo de Ballet da Associação de Beneficência de Vila Meã e prosseguiu com a intervenção do presidente da AEVM, Geraldino Oliveira, que salientou durante o seu discurso que “as empresas e coletividades portuguesas continuam a viver momentos de grande dificuldade, apesar da resistência e da coragem que muitas têm demonstrado. Cada vez mais é necessário continuar a insistir na criatividade, na diferenciação, na confiança negocial, na regularização atempada dos pagamentos e procura de novas fontes de financiamento. Além disso, consideramos de extrema relevância a aposta pensada e contínua na qualificação dos recursos humanos, na participação ativa em redes de negócio e maior investimento das PME`S na capacitação digital”.
 
Posteriormente ao discurso deu-se início ao jantar e à votação das coletividades e empresas pelo público presente. 
 
Durante a refeição decorreu um desfile de moda representado pelas empresas Atelier Maria França que participou com vestidos de noiva, a empresa Marjocri que apresentou dois modelos clássicos e casuais femininos e masculinos e a ourivesaria Emalite que apresentou as suas joias adequadas aos modelos das duas lojas participantes.
 
O momento musical da gala foi exibido pelo grupo de violinos do Centro Cultural de Amarante que deliciou os presentes.
 
O ponto alto da noite foi a entrega de prémios que contou com a participação das empresas vencedoras do ano anterior e as nomeadas deste ano.

Vencedores do Prémio Coletividade Amarante 2013:
1º- Associação Humanitária de Santiago
2º- Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Vila Meã
3º - Centro Cultural de Amarante

Vencedor do Prémio Revelação Amarante 2013:
1º- O Sítio dos Cogumelos, Lda

Vencedores do Prémio Prestígio Regional Amarante 2013:
1º- A. Soares Ribeiro e Filhos, Lda
2º- Rick & Mark - A Mobiladora de Padronelo, Lda.
3º- Agromancelos


Prémio Empregado do Ano de Amarante 2013:
1º- Samuel Ribeiro da empresa Germúsica
2º- Marcos Ribeiro da empresa Pinheiro & Ribeiro
3º Jorge Marinho da empresa Agromancelos


Após a entrega dos prémios, o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar tomou da palavra incentivando as empresas, os empresários e as coletividades a continuarem a lutar pelo desenvolvimento da região. “Quando não se sabe para onde ir qualquer caminho serve”. Infelizmente há muitos que não sabem para onde ir, mas estes homens e estas mulheres e seguramente todos aqueles que aqui estão presentes sempre souberam o caminho que queriam percorrer e por isso é que são hoje empresários de sucesso e estão a ser distinguidos.

 
Este tipo de prémios é muito importante porque que é sempre bom enaltecermos aquilo que bem fazemos neste país e darmos o mérito a quem o merece. Os nossos empresários e empresárias são aqueles que investem no nosso território, são eles que permitem que hoje vivamos num lugar onde dá vontade de viver, num lugar onde a região norte contribui para a balança comercial em cerca de 6 mil milhões de euros e permite que tenhamos uma balança comercial positiva. 
Esta situação só é possível graças a todos os empresários que verdadeiramente contribuem para que possamos sorrir e estarmos muito mais satisfeitos com o futuro deste país”. 
 
O final da noite ficou marcado pela homenagem a uma das figuras de referência no desenvolvimento da região, um dos membros da fundação da AEVM, um homem bom e ativo que ajuda várias coletividades o senhor Fernando Magalhães da Empresa Fernando Magalhães da Silva, Lda, conhecida por Barão- materiais de construção civil e transportes.
 
A gala terminou com fogo-de-artifício da Macedos Pirotecnia.

As coletividades nomeadas para esta edição foram: ABC - Águas Bravas Clube, ADBT-Associação de Diabéticos do Baixo Tâmega, Ass. Humanitária Bombeiros Voluntários de Vila Meã, Associação A Terra dos Homens, Associação Emília Conceição Babo, Associação Humanitária de Santiago, Associação Portuguesa de Deficientes – Amarante, Associação Viver Canadelo e Serra do Marão, Atlético Clube de Vila Meã, Banda de S. Marinho de Mancelos, Casa do Povo de Telões, Centro Cultural de Amarante, Centro Social de Jazente, Centro Social e Cultural do Divino Salvador de Real, Comissão Social Interfreguesias Portas do Concelho e Mancelos Futebol Clube "Os Leões".

As Empresas nomeadas para o Prémio Prestígio Regional foram: A. Soares Ribeiro e Filhos, Lda, Anisarocha - Unipessoal, Lda, Casa de Oleiros de Manuel Camizão, Fernando Magalhães da Silva, Lda, Habirobim - Construções e Reabilitações, Lda
Maria Manuela Pereira Marinho – Agromancelos, Maxiflor, lda, Medimeã, Lda, Padaria Pastelaria Pardal, Pinheiro e Ribeiro - Materiais de Construção, Lda, Pizzaria Moderna, Rick e Mark - A Mobiladora de Padronelo, Lda, Sempre a Mudar Pneus, Lda, Somaia - Transformação de Madeiras, SA e Talho da Cruz.

As Empresas nomeadas para o Prémio Revelação foram: Farmácia Prestígio, Ledmania, Lda, O Sítio dos Cogumelos, Lda e Talho do João (João Paulo Rodrigues Leite).

Os Empregados nomeados para o Prémio Empregado do Ano foram: 2 funcionários da Farmácia Prestígio, 2 funcionários da empresa Ledmania, 2 funcionários da empresa Pinheiro & Ribeiro, 2 funcionários da empresa Gerestudo, 2 funcionários da empresa Somaia, 2 funcionários da Pizzaria Moderna, 2 funcionários do Talho do João, 1 funcionário da empresa Agromancelos, 1 funcionário da empresa Germúsica, 1 funcionário da Medimeã e 1 funcionário da empresa Autopneus de Vila Meã.

Os patrocinadores do evento foram: Profiforma, Mecurito, Medimeã, Medimarco, Global XXI, Macedos Pirotecnia, Atelier Maria França, Marjocri, L&L Joias, Município de Amarante, Maranus.net, Associação de Beneficência de Vila Meã e Centro Cultural de Amarante.
 
Veja as fotos no nosso facebook.